TOOLBOX PARA CRIATIVOS - _ARTERIA_LAB
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TOOLBOX PARA CRIATIVOS

WORKSHOP 1 – CRIATIVIDADE NA GESTÃO

Pode haver criatividade em tudo o que fazemos?

 

O curso de Criatividade na Gestão pretende transmitir ideias sobre como gerir os diferentes aspetos de uma entidade de pequenas dimensões, aplicando as lógicas habituais da gestão empresarial, sempre com o toque de criatividade.

 

INFORMAÇÕES PRÁTICAS

Datas: 11 e 12 de março de 2022
Horário: 10h – 18h
Local: Auditório 131, Colégio do Espírito Santo, Évora
Formador: Tiago Sigorelho | Associação Gerador
Inscrições até 6 de março através de email para arterialab@uevora.pr com o assunto “TOOLBOX Workshop 1”

 

OBJETIVOS

Entender quais são as variáveis mais pertinentes na gestão de uma entidade de pequena dimensão. Desenvolver uma estratégia global que possa servir de guia para os projetos a criar. Identificar corretamente o público-alvo e a concorrência. Desenvolver um plano de comunicação para as iniciativas de uma entidade. Olhar para todas as dinâmicas de gestão de uma forma crítica e criativa.

CONTEÚDOS

1. Começar do zero

Ter a capacidade de reavaliar com criatividade todos os processos que existem na gestão de uma entidade. Descobrir inspirações de entidades criativas, independentemente da sua atividade.

 

2. Estratégia e público

A estratégia é o passo mais crítico na gestão de uma entidade, por vezes desvalorizada pela pressão do tempo. Como criar mecanismos que ajudem a construir uma estratégia clara e consequente? Saber para quem nos dirigimos é fundamental para podermos tomar decisões no dia-a-dia. É possível circunscrever quem são as pessoas para quem falamos?

 

3. Concorrência

Há sempre outras entidades, mesmo na área artística e cultural, que são concorrentes, que dividem a atenção do público. Quem são os nossos concorrentes? Como encontrar o lugar certo dentro do espaço em que atuamos?

     

4. Comunicação

Com tanta mensagem no ar, é cada vez mais difícil conseguirmos que a nossa comunicação seja eficaz. Como construir uma lógica para transmitir o que pretendemos? Que meios utilizar?

 

5. Apoios e patrocínios

Há cada vez mais entidades, comerciais e institucionais, disponíveis para apoiarem novas ideias. Como podemos montar um quadro de vantagens que atraia essas entidades?

 

 

6. Finanças

A gestão financeira pode revelar-se como uma área de extrema criatividade no dia-a-dia das entidades. Como posso ser criativo neste campo que se diz tão chato?

O FORMADOR

Tiago Sigorelho é um inventor de ideias. Começou a trabalhar aos 22 anos na Telecel e, pouco depois da mudança de marca para Vodafone, começou a trabalhar na PT, onde chegou a Diretor de Estratégia de Marca. Hoje é o Presidente da Direção do Gerador, a associação que quer levar a cultura portuguesa a todos.

WORKSHOP 2 – MARKETING DIGITAL E PLANEAMENTO DE CONTEÚDOS

Quais as etapas de um bom planeamento estratégico?
Como utilizar a comunicação para envolver as pessoas?

 

INFORMAÇÕES PRÁTICAS

Datas: 26 de março de 2022
Horário: 10h30 – 17h30
Local: Sala 124, Colégio do Espírito Santo, Évora
Formador: Ana Possas | Associação Gerador
Inscrições até 20 de março através de email para arterialab@uevora.pr com o assunto “TOOLBOX Workshop2”

PLANEAMENTO NA CRIAÇÃO E CURADORIA DE CONTEÚDO

 

Neste workshop, iremos trabalhar alguns conceitos que envolvem a criação e a curadoria de conteúdo e entender como um bom planeamento pode ser a peça chave para a comunicação do teu negócio. Para isso, vamos abordar tópicos que vão da estratégia à mensuração de resultados, passando por alguns frameworks de trabalho.

 

OBJETIVOS

  • Introduzir o conceito de marketing de conteúdo e abordar a sua relevância para negócios de quaisquer áreas;
  • Abordar a importância da curadoria de conteúdo num contexto de abundância de informação;
  • Despertar o formando para o universo de conteúdos que estão à volta de seu empreendimento;
  • Apresentar alguns métodos de trabalho capazes de auxiliar o planeamento de conteúdo;
  • Abordar algumas plataformas e filtros de conteúdo mais utilizados atualmente.

 

O QUE É NECESSÁRIO LEVAR PARA O WORKSHOP?

Computador portátil

 

TRABALHO PRÉVIO

Antes do workshop, os participantes devem:

  • Mapear todos os pontos de contato com o cliente; 
  • Enumerar as atividades de criação de conteúdo que já desenvolve, caso já trabalhe a comunicação do seu negócio;
  • Enumerar as atividades que gostaria de desenvolver e que acredita serem pertinentes.

MARKETING PARA PEQUENOS NEGÓCIOS: PRIMEIROS PASSOS

 

Já tens um pequeno negócio há algum tempo ou a pandemia forçou-te a abrir um negócio agora. Sabes que é importante comunicá-lo ao mundo, mas o orçamento é curto e torna-se difícil contratar um profissional neste momento. Até já criaste um perfil no Instagram ou no Facebook, mas continuas sem saber como começar. Para quem vender? Para quem falar?

Este workshop oferece uma introdução para que possas alavancar o teu negócio com estratégias de marketing mais assertivas. Para isso, é preciso voltar ao começo. Rever a tua marca, entender o que fazes e, mais importante ainda, por que o fazes. Durante 2h30 iremos colocar o teu pequeno negócio ou entidade no divã e ajudar-te a olhar para ele com outros olhos.

 

OBJETIVOS

  • Dar a conhecer as etapas de um bom planeamento estratégico.
  • Explorar alguns conceitos e metodologias de marketing.
  • Incentivar os participantes a fazerem escolhas que sejam pertinentes para o próprio negócio, em vez de seguirem apenas fórmulas prontas. 

 

TRABALHO PRÉVIO

Antes do workshop, os participantes devem fazer uma lista das suas inspirações e dos concorrentes diretos do seu negócio.

A FORMADORA

Ana Possas é jornalista e consultora de imagem, pós-graduada em Comunicação Estratégica e com MBA em Gestão Empreendedora em Marketing Digital. Mestre em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa, com ênfase nos Estudos de Tendências. Com mais de 14 anos de experiência nas áreas de educação, cultura e social, trabalha atualmente como consultora/mentora em comunicação e marketing para pequenos negócios e empreendedores individuais, com clientes do Brasil e de Portugal.