Pequeno Guia do Empreendedorismo Criativo - _ARTERIA_LAB
20125
post-template-default,single,single-post,postid-20125,single-format-standard,tribe-no-js,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-16.8,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.4,vc_responsive

Pequeno Guia do Empreendedorismo Criativo

O Pequeno Guia do Empreendedorismo Criativo é um ciclo de webinars e workshops pensado para dar apoio aos empreendedores criativos na criação e desenvolvimento dos seus negócios, organizado no âmbito do projeto Magallanes_ICC.
.
Entre 11 de maio e 9 de junho vamos explorar temas como criação de empresas, trabalho em equipa, storytelling de marca e marketing.
.

PERCURSOS CRIATIVOS

11 de maio | 17:30 – 19:00 | webinar

Conversas na primeira pessoa sobre experiências na criação de negócios criativos: obstáculos e estratégias para os ultrapassar.

Rui Valente (Sementes de Mudança)
Cristina Viana (ilustradora) e Nuno Abelho (estilista)

INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO

12 de maio | 16:00 – 19:30 | webinar

O objetivo desta sessão é sensiblizar os criativos para o empreendedorismo, abordando conceitos e processos fundamentais. Vamos discutir o perfil dos empreendedores e explorar o processo empreendedor.

Rui Fragoso (Universidade de Évora)

Rui Fragoso é Professor Auxiliar do Departamento de Gestão da Universidade de Évora e membro titular do Centro de Estudos Avançados em Gestão e Economia.

JOGAR EM EQUIPA

18 de maio | 16:00 – 19:30 | Colégio dos Leões, sala a anunciar

Workshop sobre dinâmicas de trabalho em equipa, do programa “Board Games for Training”, que utiliza  jogos de tabuleiro modernos para desenvolver competências individuais de gestão e liderança.

Carlos Ramos (Board Games for Training)

Carlos Ramos é licenciado em Economia com especialização em Economia da Empresa pela Universidade de Évora, tendo também uma Pós-Graduação em Auditoria e Revisão de Contas pelo ISCTE.

Na sua atividade profissional tem, ao longo dos últimos 25 anos, prestado consultoria de apoio à gestão a diversas entidades públicas e privadas. Esteve, em simultâneo, sempre ligado à formação nas áreas da gestão, liderança, finanças e empreendedorismo. Tem também vindo a assumir funções de gestor em diversas entidades. Foi vice-presidente da Crestcom em Portugal, empresa líder mundial no domínio da formação e desenvolvimento de competências de gestão e liderança, sento credenciado como formador pela Crestcom International (USA) e pelo ILM – Institute of Leadership & Management (UK). É também um apaixonado e conhecedor de jogos de tabuleiro modernos, colaborando com diversas entidades quer na sua conceção, quer na sua divulgação.

A MINHA IDEIA DÁ UM NEGÓCIO?

19 de maio | 16:00 – 19:30 | webinar

Para começar um negócio, um empreendedor tem de ter um estímulo, que pode ser externo, o que implica procurar e identificar uma oportunidade; ou interno, quando o empreendedor já conhece o problema ou lacuna e cria o seu negócio.

Qualquer que seja o estímulo, externo ou interno, a identificação das oportunidades pode ser um processo complicado. E, se não houver oportunidade, ou se não se souber criar uma oportunidade, a melhor ideia tem grande potencial para falhar. O importante não é aquilo que o empreendedor quer vender, mas aquilo que as pessoas precisam e estão dispostas a comprar.

Rui Quaresma (Universidade de Évora)

Rui Quaresma é doutor em Gestão pela Universidade de Sevilha e professor auxiliar do Departamento de Gestão da Universidade de Évora, onde leciona, entre outras, a disciplina de Empreendedorismo e Inovação. É investigador do Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia (CEFAGE). É coordenador na Universidade de Évora do projeto E-CIVITAS: Expansão Inter-regional da Rede de Casas do Conhecimento e membro das equipas dos projetos Centro Magallanes para el Emprendimiento de Industrias Culturales y Creativas e UpStart: Oficinas.

A EMPRESA CRIATIVA

25 de maio | 16:00 – 19:30 | webinar

Sessão sobre diferentes possibilidades de pessoas jurídicas na criação de negócios criativos: oportunidades e desafios. Processos de criação de empresas.

Carlos Ramos (Board Games for Training)

Carlos Ramos é licenciado em Economia com especialização em Economia da Empresa pela Universidade de Évora, tendo também uma Pós-Graduação em Auditoria e Revisão de Contas pelo ISCTE.

Na sua atividade profissional tem, ao longo dos últimos 25 anos, prestado consultoria de apoio à gestão a diversas entidades públicas e privadas. Esteve, em simultâneo, sempre ligado à formação nas áreas da gestão, liderança, finanças e empreendedorismo. Tem também vindo a assumir funções de gestor em diversas entidades. Foi vice-presidente da Crestcom em Portugal, empresa líder mundial no domínio da formação e desenvolvimento de competências de gestão e liderança, sento credenciado como formador pela Crestcom International (USA) e pelo ILM – Institute of Leadership & Management (UK). É também um apaixonado e conhecedor de jogos de tabuleiro modernos, colaborando com diversas entidades quer na sua conceção, quer na sua divulgação.

DESIGN THINKING PARA EMPREENDEDORES

26 de maio | 16:00 – 19:30 | Colégio dos Leões, sala a anunciar

Para se obterem soluções adequadas às necessidades dos clientes e utilizadores, o seu desenvolvimento tem de estar centrado nas pessoas. O Design Thinking é uma metodologia de resolução de problemas centrada nas pessoas, que começa por procurar criar empatia com a pessoa que tem o problema. É preciso conhecer e compreender para quem estamos a “desenhar”, é necessário calçar os seus sapatos e sentir as dores que a pessoa experimenta quando caminha.

Rui Quaresma (Universidade de Évora)

Cristina Marreiros (Universidade de Évora)

Rui Quaresma é doutor em Gestão pela Universidade de Sevilha e professor auxiliar do Departamento de Gestão da Universidade de Évora, onde leciona, entre outras, a disciplina de Empreendedorismo e Inovação. É investigador do Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia (CEFAGE). É coordenador na Universidade de Évora do projeto E-CIVITAS: Expansão Inter-regional da Rede de Casas do Conhecimento e membro das equipas dos projetos Centro Magallanes para el Emprendimiento de Industrias Culturales y Creativas e UpStart: Oficinas.

STORYTELLING DE MARCA

1 de junho | 17:00 – 19:30 | webinar

As marcas têm personalidade própria, assentam em valores, defendem causas e emitem opiniões. São sistemas vivos em constante mutação na sua relação com o consumidor, com os meios de comunicação e com outras marcas. Nesta sessão vamos analisar os conceitos e pressupostos fundamentais para uma comunicação de marca de máxima eficácia.

Carlos Gorjão (Agência BAR Ogilvy)

Licenciado em Design pelo IADE, iniciou a sua carreira em comunicação no final de 2000 como Diretor de Arte na agência Caixa Alta Red Cell, onde conheceu e fez equipa com o seu eterno Mestre, o Designer Manuel Peres. Foi Supervisor Criativo e Partner de uma agência de Design e Ativação de Marca e, após um período como Designer e consultor freelance, integrou em 2011 o departamento criativo da agência BAR – Bomtempo, Anahory e Ralha, atual BAR Ogilvy. É professor universitário desde 2009, atualmente na Escola Superior de Comunicação Social do IPL.

Trabalhou nos últimos anos em projetos para marcas como Sagres, EDP, Millennium, CUF, LIDL, TAP, Iberdrola, Nestlé, Auchan, entre outras.

GESTÃO E FINANÇAS

2 de junho | 16:00 – 19:30 | webinar

A criatividade está na essência do negócio criativo. Mas, como em qualquer outro negócio, uma boa gestão é fundamental para o seu sucesso. Nesta sessão, vamos discutir conceitos básicos de gestão e finanças.

José Correia (Universidade de Évora)

José Correia é professor do Departamento de Gestão da Universidade de Évora e investigador do Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia (CEFAGE).

ESTRATÉGIA DE MARCA

8 de junho | 17:00 – 19:00 | webinar

Nesta sessão, vamos discutir a importância da estratégia de marca para o sucesso de um negócio criativo.

Miguel Bacelar (Saint Pirate)

Miguel Bacelar é fundador e managing director da Saint Pirate, uma consultora de estratégia de marca.

ISTO É MARTKETING!

9 de junho | 16:00 – 19:30 | webinar

Terminamos este ciclo com uma sessão sobre a importância da estratégia de marketing nos negócios criativos.

Cristina Marreiros (Universidade de Évora)

Cristina Marreiros é professora do Departamento de Gestão da Universidade de Évora e investigadora do Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia (CEFAGE).