O BANQUETE - _ARTERIA_LAB
21241
page-template-default,page,page-id-21241,page-child,parent-pageid-18290,tribe-no-js,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-16.8,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.4,vc_responsive

O BANQUETE

O Banquete é um projeto criativo de Maria João Ribeiro. É uma proposta de experiências estético-gustativas que combinam a gastronomia, a performance a as artes plásticas.

Até ao momento, desenvolveram-se as seguintes atividades:

– formação em gastronomia molecular

– residência criativa nas Oficinas do Convento

– open studio com partilha dos resultados da residência.

 

Está prevista a apresentação de uma performance para apresentação do trabalho desenvolvido.

 

O projeto O Banquete está a ser desenvolvido no âmbito do Programa de Apoio ao Empreendedorismo Criativo Magallanes_ICC, da Universidade de Évora, com o acolhimento das Oficinas do Convento, em Montemor-o-Novo.

 

Outras Entidades Parceiras: Direção Regional de Cultura do Alentejo, Município de Évora, Município de Serpa, Associação PédeXumbo, Música Portuguesa a Gostar dela Própria, Oficinas do Convento.

MARIA JOÃO RIBEIRO

Um percurso com início na Joalharia, com passagem académica pela plasticidade da Arte, com a cabeça na emoção e um pé na Dança, hoje a Comida é o objeto de estudo com foco de maior intensidade. Tendo desenvolvido um trabalho de aprendizagem interdisciplinar entre a produção executiva de conteúdos e programas para as estruturas Culturais das quais fez parte, manifestou sempre interesse em desenvolver projetos que fomentam o pensamento Contemporâneo e a sua possibilidade de aproximação às Artes Plásticas com e através da Comida. Tem participado em ações de formação sobre Antropologia Alimentar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e sobre Alimentação aplicada à Medicina Tradicional Chinesa no Instituto de Medicina Alternativa. A restauração surge cedo no intermédio das atividades para tornar sustentável a sua subsistência, trabalhando atualmente no Teatro da Garagem como Criativa responsável pela Cozinha, onde mantém ativo Atelier. Compreender o mundo da alimentação tem possibilitado congregar as valências de um percurso heterogéneo num sentido que possibilita atenuar as suas fronteiras, incorporando-as um tudo num todo.