Alentejo Musical - _ARTERIA_LAB
21148
page-template-default,page,page-id-21148,page-child,parent-pageid-18290,tribe-no-js,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-16.8,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.4,vc_responsive

ALENTEJO MUSICAL

Alentejo Musical é um projeto criativo de Afonso Nascimento, que pretende promover o património musical da região do Alentejo, através da recolha e tratamento dos sons das paisagens e dos instrumentos musicais típicos da região, com o objetivo de preservar as suas características e qualidades, para posterior utilização em obras originais. O projeto pretende ainda incentivar o trabalho criativo de terceiros através da disponibilização de um Sample Pack, instrumentos virtuais e um plug in de reverberação.

Até ao momento, desenvolveram-se as seguintes atividades:
– mapeamento sonoro da Gruta do Escoural, no concelho de Montemor-o-Novo, cujos dados serão utilizados na criação de uma câmara virtual de reverberação
digital, que ficará disponível para outros criativos;
– recolhas sonoras de instrumentos musicais e paisagens sonoras
– recolhas de cantadores para criação de um instrumento virtual de cante alentejano (VST)
– recolhas de imagens para produção de performance audiovisual
– gravações de E.P. (de 5 faixas) com hibridismo musical.
Está prevista a produção de uma performance ao vivo, para apresentação do trabalho desenvolvido.
O projeto Alentejo Musical está a ser desenvolvido no âmbito do Programa de Apoio ao Empreendedorismo Criativo Magallanes_ICC, da Universidade de Évora, com o acolhimento do Centro Musibéria, em Serpa.
Outras Entidades Parceiras: Direção Regional de Cultura do Alentejo, Município de Évora, Município de Serpa, Associação PédeXumbo, Música Portuguesa a Gostar dela Própria, Oficinas do Convento.
.
.
Alentejo Musical no instagram @madracal

AFONSO NASCIMENTO

afonso_nascimento
Afonso Nascimento é um jovem músico natural de Évora. Ingressou o curso de iniciação musical aos 4 anos de idade no conservatório Eborae Musica, aos 11 anos ingressou o curso oficial de Guitarra clássica onde concluiu o 8º Grau. Aos 18 anos, após a conclusão do 12º ano em línguas e humanidades, foi estudar Produção e criação Musical na ETIC- Escola Técnica de Inovação e Criação e mais tarde concluiu a licenciatura em Popular Music Production pela Southampton Solent University.
Em 2018  foi convidado para assumir a direção de Palco dos Palcos Castelo e Porto Covo no Festival Músicas do Mundo Sines e em 2019 realizou o seu primeiro festival “Green Sessions By Tetraedro”. Atualmente, é músico, produtor, compositor e desenvolve projectos na área da música, teatro, associativismo e produção de eventos.
Compõe e produz para a Banda Acid Berry & The Cork Heads, compõe e produz o espetáculo de teatro físico e novo circo “Fora Da Caixa” com João Farinha. Dirige e compõe o projeto Alentejo musical e é presidente da Associação Cultural PIM TAI.