Polina Klimovitskaya - _ARTERIA_LAB
18166
page-template-default,page,page-id-18166,page-child,parent-pageid-18881,tribe-no-js,ajax_fade,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-16.8,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.4,vc_responsive

Polina Klimovitskaya

Nos últimos 40 anos, Polina Klimovitskaya tem trabalhado como encenadora e professora na Rússia, na Europa e nos Estados Unidos. Iniciou os seus estudos como atriz, na Universidade de Moscovo, onde foi aluna de discípulos de Stanislavski e Vaghtangov. Estudou também no Instituto Lunacharsky onde foi aluna do último assistente de Meyerhold (S. Yutkevitch). Nos Estados Unidos, obteve o Mestrado e Doutoramento na Universidade de Yale. Representou no Yale Repertory Theatre e participou na curta metragem ‘Molly’s Pilgrim’, premiada com um Oscar.
Entre 1978 e 2000 deu aulas na Universidade de Nova Iorque, no Hunter College, no Bennington College e em várias outras prestigiadas instituições americanas, como o Michael Howard Studio. Em 1998 e 1999 dirigiu workshops na Universidade de Stanford e na escola do Teatro de Arte de Moscovo. Entre 2001 e 2004 foi convidada como professora adjunta pelo Brooklin College. Desde 2001 que é professora convidada na Universidade de Yale. Fundou a companhia de teatro ‘Terra Incognita’ em 1981, encenando peças de vários autores de Wedekind, a Noel Coward, Gogol ou Vladimir Mrozek. Da sua autoria dirigiu também Ida at the Window , Red Beads, Nighmare at Wallstreet, (apresentada em festivais na Holanda e Alemanha), Ophelia Taspestry apresentada no Dixon Place em Nova York e no Capital Fringe Festival em Washington D.C em 2004. Colaborou como encenadora nas companhias Nova Iorquinas Mabou Mines e La Mamma.
Em Portugal, a convite da Fundação Calouste Gulbenkian lecionou vários workshops entre 1989 e 1993. Encenou várias peças em Portugal, destacando-se Três Passagens para Moscovo uma adaptação das Três Irmãs de Tchekov no Centro Cultural de Belém em 1994. Foi professora convidada na ESMAE (no Porto) entre 1999 e 2004. Desde 2008, que orienta workshops e participa como investigadora convidada no projeto ‘O Ator Permanente’ dos Centros de Investigação
CHAIA/UÉ– CIAC/UALG-ESTC e CIT/Cassefaz.