Ateneu do Catorze - _ARTERIA_LAB
16699
page-template-default,page,page-id-16699,page-child,parent-pageid-18752,tribe-no-js,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-16.8,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.4,vc_responsive

Ateneu do Catorze

Alentejo Litoral | São Luís

www.ateneudocatorze.pt

O Ateneu do Catorze é um espaço cultural e artístico fundado em 2017 em São Luís, Odemira. Localiza-se num antigo edifício, no centro da aldeia, que pertencia a um comerciante local, conhecido por Sr. Catorze.

 

Os espaços que em tempos foram loja e habitação familiar, são hoje partilhados por artistas residentes, de diferentes áreas e nacionalidades, que aí desenvolvem a sua atividade artística. Pontualmente, o Ateneu do Catorze recebe artistas em residências temporárias. 

 

Além dos ateliers, o espaço é utilizado para iniciativas culturais abertas à comunidade, em que participam residentes e convidados, transformando este local num polo cultural único no concelho de Odemira.

Atualmente, são oito os artistas residentes, que trabalham em áreas artísticas diversas como: design de vestuário e outros produtos têxteis, figurinos, escrita/instalação, land art/escultura, design de comunicação, escultura cerâmica, teatro em andas, ilustração e música

.

Áreas temáticas dos projetos a acolher

 

Artes visuais

Design

Música

Artes performativas

Figurinismo

Cerâmica

Espaços de trabalho

 

Espaço de trabalho

Espaço para reuniões

Caixa postal

Internet

Infraestruturas de produção 

 

Atelier amplo com mesa e cadeiras, sem restrição de horário (desde que não haja ruído). .

Forno para cozer barro.

Possibilidade de alojamento (curta duração)

Possibilidade de utilização de outros espaços e equipamentos na aldeia pertencentes a entidades parceiras (espaços de ensaio, tear, máquinas de costura, etc.)

Requisitos para a utilização de equipamentos

 

A utilização do atelier não tem restrição de horário, desde que a atividade não implique ruído. Os requisitos de utilização das demais estruturas serão definidos oportunamente com o incubado.

Mentores criativos

 

Ana Baleia – Design de vestuário e outros produtos têxteis / Figurinos

Anushka – Escrita / Instalação

Crystal – Land art / Escultura  / Instalação

João Veiga – Música / Design de Comunicação

Maya Fernandes Kempe – Escultura Cerâmica

Sara Meirinhos – Design de Comunicação

Sérgio Fernandes /  Teatro Só – Teatro e Poesia Visual (em andas)

Thekla Priebst – Design de Comunicação / Ilustração