Terra & Som é um projeto de de Liliana Carvalho, que conjuga a prática arquitetónica e acústica. Ao estabelecer pontos de interesse comuns na variante artística e cultural, cria uma oferta de produtos produzidos com terra. O projeto prevê a criação de peças e elementos construtivos (p.e. tijolo, parede, bancada, …) com classificação acústica que têm como principal componente de base na sua composição e produção a terra.
Estas peças poderão ser utilizadas na produção de eventos artísticos sociais e culturais com variante sonora (p.e. conferências, concertos, espetáculos de dança, arte sonora, …). Pretende-se oferecer eficiência acústica e aural a um evento, interior ou exterior, ou peça sonora artística baseada num ideal sustentável e ambientalista, dando primazia aos recursos e infraestruturas de produção locais.
Ainda em fase de preparação, Terra & Som é um dos projetos apoiados na segunda edição do Programa de Apoio ao Empreendedorismo Criativo Magallanes_ICC, da Universidade de Évora, e conta com o acolhimento e mentoria das Oficinas do Convento
Arquiteta e artista sonora. Interessa-se pela influência do som e sua expressão no ambiente construído social e culturalmente. Dedica-se à investigação de estratégias focadas na sinergia e dialética entre espaço e som, explorando a narrativa destes elementos como ferramenta de transformação social, cultural e ambiental.
Além da atividade profissional na arquitetura, ainda conta com uma prolongada prática radiofónica na RUC como técnica de som e locutora; a dedicada colaboração no coletivo criativo SonicLab como co-fundadora; o curso de Sound Art em Londres onde inicia a prática em field-recording; e a participação em residências artísticas, workshops e conferências internacionais focados na matéria aural. Este percurso interdisciplinar é pautado por explorações sónicas no formato de peças e/ou instalações e que conjugam ambas as disciplinas da arquitetura e arte sonora revelando sua expressão e intenção artística. A este seguimento criativo estende atualmente investigação no campo da ciência do som como aluna de Mestrado de Acústica Ambiental na Universidade de Coimbra.
+info aqui