2LITHO - _ARTERIA_LAB
21928
page-template-default,page,page-id-21928,page-child,parent-pageid-18290,tribe-no-js,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-16.8,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.4,vc_responsive

2LITHO

Criar esculturas, que são também jogos contemporâneos, recorrendo à pedra e à memória da sua utilização lúdica é a proposta de Rui Horta Pereira e Bernardo Bagulho, criativos responsáveis pelo projeto 2Litho. Neste projeto, as pedras ganham formas e tornam-se esculturas-jogo que ocupam o lugar de obra artística ao mesmo tempo que convidam à exploração dos desafios propostos pelo tabuleiro e peças de pedra que compõem cada escultura.

 

As atividades realizadas até ao momento passam pela experimentação de diversos desenhos de peças e tabuleiros, definição da volumetria dos jogos e início de concepção das embalagens.

 

2Litho é um dos projetos apoiados na primeira edição do Programa de Apoio ao Empreendedorismo Criativo Magallanes_ICC, da Universidade de Évora, e conta com o acolhimento e mentoria da Pó de Vir a Ser – Departamento de Escultura em Pedra, em Évora.

RUI HORTA PEREIRA

Formado em Escultura pela FBAUL, desde 2000 que o seu trabalho se centra sobretudo na escultura e no desenho, de como a construção do processo criativo não está desassociada da acção do criador, em todos os seus aspectos éticos, sociais, ambientais, e como essa relação se poderá concretizar de forma eficaz.
Tem vindo a explorar e expandir o território do desenho, ao qual tem dedicado uma parte substancial da sua investigação artística e criativa, tanto na sua componente formal como nas reflexões teóricas que sugere.
Expõe com regularidade desde 2010.
Está representado nas colecções: Colecção Tiqui Atencio, Colecção Carlos Garaicoa (Espanha), Colecção Arte Contemporânea Tróia Design Hotel, Colecção Regina Pinho (Brasil), Colección Art Fairs SL (Espanha), Colecção da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian, Colecção Fundação Carmona e Costa, Colecção Figueiredo Ribeiro, Colecção Berardo e Fundação PLMJ.

Mais sobre o trabalho de Rui Horta Pereira aqui.

BERNARDO BAGULHO