Programa de Apoio ao Empreendedorismo Criativo 2022 - _ARTERIA_LAB
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Programa de Apoio ao Empreendedorismo Criativo 2022

PROJETOS APOIADOS

  • TERRA & SOM

    Utilização de arquitetura em terra para criar ambientes acusticamente eficientes. Criativa: Liliana Carvalho. Núcleo Criativo: Oficinas do Convento.

  • SUBER

    Criação de ferramentas originais para a produção de joias em metal. Criativo: David Pontes. Núcleo Criativo: Oficinas do Convento.

  • QUE2

    Design de brinquedos de formas puras e simples que estimulam o imaginário das crianças. Criativo: Pedro Gordon. Núcleo Criatico: _ARTERIA_LAB

  • RE RIDE

    Design e engenharia de um sistema de mudanças proprietário para E-bikes. Criativo: Élder Monteiro. Núcleo Criativo: _ARTERIA_LAB

  • E-WAVE

    Design de um veículo urbano que combina a versatilidade de uma waveboard com a potência de um skate elétrico. Criativo: Pedro Felizardo. Núcleo Criativo: _ARTERIA_LAB

O Magallanes_ICC é um projeto co-financiado pelo programa Interreg Portugal-Espanha, com parceiros no Alentejo, Algarve e Andaluzia. O objetivo deste programa é apoiar empreendedor&s culturais e criativos no desenvolvimento das suas ideias de negócio.

 

O Programa de Apoio ao Empreendedorismo Criativo é promovido e organizado pela Universidade de Évora, em parceria com a Direção Regional de Cultura do Alentejo, no âmbito do projeto Magallanes_ICC. Tem como objetivo captar ideias no setor cultural e criativo, com vista ao desenvolvimento de protótipos e provas de conceito de produtos e serviços neste setor e respetivos modelos de negócio. Na edição de 2022 apoiamos 5 projetos dedicados ao desenvolvimento de novos produtos. Consulta o regulamento aqui.

CANDIDATOS SELECIONADOS PARA A FASE DE CAPACITAÇÃO

LISTA DOS CANDIDAT&S SELECIONAD&S PARA A FASE DE CAPACITAÇÃO

 

Candidat& Nome do projeto Área Criativa
Liliana Carvalho Terra&Som Arquitetura
Diogo Fragoso Trilhos sonoros Música
Leonor Carpinteiro Cubo tipográfico Design
David Pontes Suber Joalharia
Paulo Serrão Re Alen Moda
Pedro Gordon Q2 Design
Filipa Batista Rooling Needle Design
Élder Monteiro Re Ride Design
Pedro Felizardo E-wave Design
Sofia Guerreiro Wear_it(Ink) Moda
PROGRAMA IMERSIVO DE CAPACITAÇÃO

Dia 0 – Sessão de Kick-off 

11/10 (segunda-feira) | 11:00 – 13:00

Apresentação dos projetos selecionados, organização, programa, objetivos, metodologias, formadores e mentores. 

 

Dia 1 – Cultura, Criatividade e Empresa na Era Digital

Formadora: Fátima São Simão 

12/10 (terça-feira) | 11:00 – 13:00 | online

Sessão teórica sobre conceitos e questões essenciais de economia da cultura, nomeadamente, a emergência das indústrias criativas decorrente da emergência das tecnologias digitais e algumas das principais transformações e desafios colocados ao sector cultural.
Apresentação dos Núcleos Criativos.

 

Dia 2 – Modelos de Negócio e Pitch de Projetos Criativos

Formadora: Fátima São Simão 

13/10 (quarta-feira) | 14:00 – 16:00 | online

Sessão teórico-prática sobre conceitos e desenvolvimento de modelos de negócio, com apresentação e aplicação de ferramentas abertas. Nesta sessão, serão ainda apresentadas e discutidas diferentes estruturas e técnicas de apresentação de projetos criativos em público, bem como algumas ferramentas com vista à construção do pitch deck de cada projeto.
Apresentação dos Núcleos Criativos.

 

Dia 3 – Sustentabilidade e Economia Circular, o contributo holístico do design

Formadora: Inês Secca Ruivo

14/10 (quinta-feira) | 10:00 – 13:00 | online

Os contributos do design para os desafios da sustentabilidade. Metodologias de Design Thinking.
Apresentação dos Núcleos Criativos.

 

Dia 4 – Comunicação e preparação para o pitch

Formador: Luís Matias

15/10 (sexta-feira) | 10:00 – 18:00 | Biblioteca Jorge Araújo  

Nesta sessão prática, partilhamos alguns instrumentos e noções fundamentais para assegurar a eficácia de uma apresentação em público.

 

 

Dia 5 – Dia do pitch 

19/10 (terça-feira) | 09:00 – 13:00 | Biblioteca Jorge Araújo  

Sessão final de apresentação dos pitchs dos vários projectos e seleção de até 5 projetos que avançam para a fase seguinte do programa.

FORMADOR&S

Fátima São Simão é licenciada em Economia e tem mestrado em Gestão e Política Cultural pela City University of London. É diretora de desenvolvimento para as artes no UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto,, a directora executiva do futureplaces.org – medialab para a cidadania e  coordenadora pública da Creative Commons Portugal. É investigadora do programa de Doutoramento em Arte e Design, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde estuda os efeitos do direito de autor na criação de valor económico e cultural.

Inês Secca Ruivo é professora associada no Departamento de Artes Visuais e Design da Universidade de Évora e investigadora do CHAIA. Licenciada em Design de Equipamento pela ESAD – Matosinhos (1995) e doutorada em Design pela Universidade de Aveiro (2009). Faz investigação na área da inovação aplicada ao Design biomimético, sustentabilidade e processos transdisciplinares. É membro de várias comissões científicas, editoriais e de painéis de avaliação (A3ES, FCT e DGArtes). Tem 12 anos de atividade na indústria e, em 2019, foi vencedora do Prémio BfK Ideas, promovido pela Agência Nacional de Inovação, na categoria de Novos Materiais e Tecnologias Avançadas de Produção.

Luís Matias é locutor e ator de voz, com trabalhos em publicidade (rádio, televisão) e filmes institucionais. É produtor da Rádio DianaFM, dedicando-se à conceção de programas e rubricas de rádio, como apresentador, redator e técnico. É ainda formador em comunicação, técnica de rádio, redação, informação e reportagem.

DIA DO PITCH

Dia do pitch 

19/10 (terça-feira) | 09:00 – 12:30 

No Dia do Pitch, um representante de cada projeto defendeu a ideia perante um júri. Foram três minutos para provar que a sua ideia tem pernas para andar. O júri escolheu os projetos mais inovadores e sustentáveis, com maior potencial criativo e impacto na região. Os 5 melhores projetos avançaram para a fase de desenvolvimento.

JÚRI

António Candeias

António Candeias é químico especializado em química de superfícies e ciências do património. Professor da Universidade de Évora, foi diretor do Laboratório HERCULES desde a sua criação. Atualmente é Vice-Reitor para a Investigação e Desenvolvimento e Diretor do Instituto de Investigação e Formação Avançada da Universidade de Évora, diretor da infraestrutura nacional ERIHS.pt, coordenador da Cátedra CityUMacau em “Sustainable Heritage” e coordenador geral do projeto Magallanes_ICC e do _ARTERIA_LAB.

Fátima São Simão é licenciada em Economia e tem mestrado em Gestão e Política Cultural pela City University of London. É diretora de desenvolvimento para as artes no UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto,, a directora executiva do futureplaces.org – medialab para a cidadania e  coordenadora pública da Creative Commons Portugal. É investigadora do programa de Doutoramento em Arte e Design, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde estuda os efeitos do direito de autor na criação de valor económico e cultural.

Ana Paula Amendoeira

Ana Paula Amendoeira é mestre em Recuperação do Património Arquitetónico e Paisagístico pela Universidade de Évora. Foi investigadora da Universidade de Coimbra e assistente convidada na Faculdade de Letras de Coimbra na área de Gestão do Património. Entre 2000 e 2008 foi Chefe de Divisão da Ação Cultural, Educação e Ação Social no Município de Reguengos de Monsaraz e atualmente é Diretora Regional de Cultura do Alentejo e vice-presidente do Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) em Portugal.

António Alvarenga é professor, consultor internacional e investigador especializado nas áreas de Prospectiva, Planeamento de Cenários, Inovação e Estratégia. É Fundador e CEO da consultora ALVA R&C e Professor Associado Convidado da Nova SBE (colabora em programas de Mestrado e Educação Executiva). Trabalhou em processos de formação com + 5000 executivos e gerentes C-Level, e em consultoria/mentoring com + 100 organizações.

Inês Secca Ruivo é professora associada no Departamento de Artes Visuais e Design da Universidade de Évora e investigadora do CHAIA. Licenciada em Design de Equipamento pela ESAD – Matosinhos e doutorada em Design pela Universidade de Aveiro. Faz investigação na área da inovação aplicada ao Design biomimético, sustentabilidade e processos transdisciplinares. Tem 12 anos de atividade na indústria e foi vencedora do Prémio BfK Ideas na categoria de Novos Materiais e Tecnologias Avançadas de Produção.

Miguel Reynolds é empreendedor desde 1987 e fundador de diversas empresas e ONGs. Estrategista de negócios experiente, negociador, corretor e mentor de negócios. Desde 1994, é consultor de gestão estratégica para diversas instituições em Portugal, Brasil e EUA. Escreveu livros e artigos sobre sistemas de gestão estratégica, empreendedorismo, intermediação de negócios e teletrabalho. É CEO fundador da empresa CORKBRICK.

 

CANDIDATOS SELECIONADOS PARA A FASE DE DESENVOLVIMENTO

LISTA DOS CANDIDAT&S SELECIONAD&S PARA A FASE DE DESENVOLVIMENTO

 

Projeto | Criativ& | Área criativa

Terra&Som | Liliana Carvalho | Arquitetura

Suber | David Pontes | Joalharia

Re Alen | Paulo Serrão | Moda

Q2 | Pedro Gordon | Design (substitui Re Alen, por desistência)

Re Ride | Élder Monteiro | Design

E-wave | Pedro Felizardo | Design

PERGUNTAS FREQUENTES

A leitura das respostas às perguntas frequentes não substitui a consulta ao regulamento.

Quem pode concorrer?

Serão aceites candidaturas de ideias de produtos originais, ainda não desenvolvidos, submetidas por:

– pessoas individuais maiores de 18 anos;

– equipas que não estejam formalmente constituídas e cujos elementos tenham mais de 18 anos;

– entidades coletivas privadas com fins lucrativos com um máximo de 5 anos de existência e com sede fiscal no Alentejo, Algarve ou Andaluzia;

– entidades coletivas privadas sem fins lucrativos com sede fiscal no Alentejo, Algarve ou Andaluzia.

Que áreas criativas podem concorrer?

Os projetos submetidos devem enquadrar-se no âmbito das indústrias culturais e criativas, podendo corresponder ou relacionar-se diretamente às seguintes áreas:

  • Artes visuais
  • Património
  • Design
  • Arquitetura
  • Música
  • Artes performativas
  • Jogos
  • Literatura, livros e imprensa

O Programa de Apoio ao Empreendedorismo Criativo não apoia projetos de produção artística, pelo que os produtos a desenvolver no âmbito do programa deverão ser escaláveis, permitindo o desenvolvimento de um modelo de negócios.

Quais as fases do programa?

A segunda edição do Programa de apoio ao empreendedorismo criativo decorre entre Setembro de 2021 e Outubro de 2022, em duas fases.

 

1. Capacitação

 

Semana imersiva de capacitação (em formato misto: presencial e online) com workshops na área da cultura, criatividade e negócios. Durante a semana, &s empreendedor&s serão acompanhad&s por mentor&s na preparação da apresentação da sua ideia de negócio (pitch). No final da semana, &s empreendedor&s terão de apresentar o pitch a um júri, que irá selecionar as ideias que passam à fase de desenvolvimento.

//

Destinatários: máximo de 20 projetos selecionados a partir da call online;

Datas: 11/10/2021 – 15/10/2021

Dia do Pitch: 19/10/2021

Duração: 1 semana/3h-7h por dia

Local: Universidade de Évora 

Organização: Universidade de Évora

Temas dos Workshops: Cultura, Criatividade e Empresa na era Digital; Design Thinking; Estruturação de Modelo do Negócios e Pitch; Business Model Canvas; Comunicação em Público.

 

2. Desenvolvimento

 

&s empreendedor&s serão acompanhad&s pela Universidade de Évora e pelos Núcleos Criativos Magallanes_ICC no desenvolvimento de protótipos e provas de conceito dos produtos e dos respetivos modelos de negócio. Os Núcleos Criativos são atribuídos a cada projeto em função da área criativa da ideia de negócio e da região geográfica d&s participantes. Para mais informações sobre os Núcleos Criativos Magallanes_ICC, clica aqui.

//

Destinatários: máximo de 5 projetos selecionados a partir dos pitchs na semana imersiva de capacitação;

Local: Núcleos Criativos Magallanes_ICC. A participação não implica permanência contínua dos participantes nos Núcleos Criativos.

Duração: 20/10/2021 a 30/10/2022 estruturado nas seguintes etapas:

  • Preparação de planos de trabalho e orçamento em conjunto com os Núcleos Criativos correspondentes (até 05/11/2021);
  • Processo administrativo de contratualização dos serviços com os Núcleos Criativos com base na documentação referida no ponto anterior (previsto para o período entre Novembro/2021 e Fevereiro/2022);
  • Desenvolvimento de protótipo, provas de conceito e modelo de negócio num prazo máximo de 6 meses a contar da data de assinatura do contrato entre a Universidade de Évora e o Núcleo Criativo de acolhimento do respetivo projeto (entre março e outubro/2022).
Qual o apoio dado aos projetos selecionados?

A Universidade de Évora prestará os seguintes serviços durante um período de 12 meses:

  • mentoria continuada em:

– desenvolvimento do modelo de negócio

– relação com investidores

– criação de redes (clientes, fornecedores, parceiros de negócio)

– branding e marketing

– questões jurídicas e contabilísticas

  • apoio à produção de protótipos no _ARTERIA_LAB e outras infraestruturas do Centro Magallanes, como o estúdio multimédia, estúdio de gravação de som e laboratório de música eletroacústica.

 

Os Núcleos Criativos Magallanes poderão prestar os seguintes serviços durante o período máximo de 6 meses, de acordo com o plano a definir em conjunto com &s criativ&s: 

  • acesso a recursos e infraestruturas de produção criativa
  • espaço não permanente de trabalho
  • mentoria técnica e criativa
  • formações específicas

 

Durante a Fase 3 do programa, os participantes poderão beneficiar de um apoio em serviços de até 8 000 Eur, que será inteiramente gerido pela Universidade de Évora e pelos Núcleos Criativos Magallanes_ICC, e que pode ser executado dentro das seguintes rubricas:

  • Aquisição de materiais consumíveis para a execução do protótipo
  • Aluguer de equipamentos necessários para a execução do protótipo aos Núcleos Criativos e à Universidade de Évora
  • Arrendamento de espaços de trabalho
  • Prestações de serviços
  • Formações em áreas técnicas e artísticas

O acesso e execução deste apoio está condicionado à entrega do plano de atividades e orçamento referidos no ponto 9.3 do regulamento.

 

No âmbito deste programa, não são elegíveis:

  • Honorários e despesas pessoais d&s participantes do programa;
  • Honorários de criativ&s nas áreas disciplinares do projeto;
  • Despesas de deslocação, alojamento e alimentação para realização de atividades nos Núcleos Criativos de acolhimento e respetivos concelhos.

 

Em nenhuma circunstância poderão ser feitos pagamentos diretos às equipas criativas, respetivos membros ou empresas dos quais sejam sócios.

Quem é responsável pelas deslocações e alojamento durante o programa?

&s participantes são inteiramente responsáveis pelas despesas de deslocação, alojamento e  alimentação durante as ações do programa, exceto para realização de atividades essenciais ao desenvolvimento do seu projeto que decorram fora dos Núcleos Criativos atribuídos e respetivos concelhos.

Quais os resultados esperados?

No final da fase de desenvolvimento, &s participantes terão de apresentar protótipos e provas de conceitos dos produtos e o respetivo modelo de negócios.

Como posso concorrer?

Podes apresentar a tua ideia até ao dia 26 de setembro de 2021 através de formulário online.

Posso submeter mais do que uma ideia?

Sim, mas apenas uma ideia será selecionada para as fases de capacitação e desenvolvimento.