Utilização de arquitetura em terra para criar ambientes acusticamente eficientes. Criativa: Liliana Carvalho. Núcleo Criativo: Oficinas do Convento.
VER PROJETOCriação de ferramentas originais para a produção de joias em metal. Criativo: David Pontes. Núcleo Criativo: Oficinas do Convento.
VER PROJETODesign de brinquedos de formas puras e simples que estimulam o imaginário das crianças. Criativo: Pedro Gordon. Núcleo Criatico: _ARTERIA_LAB
VER PROJETODesign e engenharia de um sistema de mudanças proprietário para E-bikes. Criativo: Élder Monteiro. Núcleo Criativo: _ARTERIA_LAB
VER PROJETODesign de um veículo urbano que combina a versatilidade de uma waveboard com a potência de um skate elétrico. Criativo: Pedro Felizardo. Núcleo Criativo: _ARTERIA_LAB
VER PROJETOO Magallanes_ICC é um projeto co-financiado pelo programa Interreg Portugal-Espanha, com parceiros no Alentejo, Algarve e Andaluzia. O objetivo deste programa é apoiar empreendedor&s culturais e criativos no desenvolvimento das suas ideias de negócio.
O Programa de Apoio ao Empreendedorismo Criativo é promovido e organizado pela Universidade de Évora, em parceria com a Direção Regional de Cultura do Alentejo, no âmbito do projeto Magallanes_ICC. Tem como objetivo captar ideias no setor cultural e criativo, com vista ao desenvolvimento de protótipos e provas de conceito de produtos e serviços neste setor e respetivos modelos de negócio. Na edição de 2022 apoiamos 5 projetos dedicados ao desenvolvimento de novos produtos. Consulta o regulamento aqui.
LISTA DOS CANDIDAT&S SELECIONAD&S PARA A FASE DE CAPACITAÇÃO
Candidat& | Nome do projeto | Área Criativa |
Liliana Carvalho | Terra&Som | Arquitetura |
Diogo Fragoso | Trilhos sonoros | Música |
Leonor Carpinteiro | Cubo tipográfico | Design |
David Pontes | Suber | Joalharia |
Paulo Serrão | Re Alen | Moda |
Pedro Gordon | Q2 | Design |
Filipa Batista | Rooling Needle | Design |
Élder Monteiro | Re Ride | Design |
Pedro Felizardo | E-wave | Design |
Sofia Guerreiro | Wear_it(Ink) | Moda |
11/10 (segunda-feira) | 11:00 – 13:00
Apresentação dos projetos selecionados, organização, programa, objetivos, metodologias, formadores e mentores.
Formadora: Fátima São Simão
12/10 (terça-feira) | 11:00 – 13:00 | online
Sessão teórica sobre conceitos e questões essenciais de economia da cultura, nomeadamente, a emergência das indústrias criativas decorrente da emergência das tecnologias digitais e algumas das principais transformações e desafios colocados ao sector cultural.
Apresentação dos Núcleos Criativos.
Formadora: Fátima São Simão
13/10 (quarta-feira) | 14:00 – 16:00 | online
Sessão teórico-prática sobre conceitos e desenvolvimento de modelos de negócio, com apresentação e aplicação de ferramentas abertas. Nesta sessão, serão ainda apresentadas e discutidas diferentes estruturas e técnicas de apresentação de projetos criativos em público, bem como algumas ferramentas com vista à construção do pitch deck de cada projeto.
Apresentação dos Núcleos Criativos.
Formadora: Inês Secca Ruivo
14/10 (quinta-feira) | 10:00 – 13:00 | online
Os contributos do design para os desafios da sustentabilidade. Metodologias de Design Thinking.
Apresentação dos Núcleos Criativos.
Formador: Luís Matias
15/10 (sexta-feira) | 10:00 – 18:00 | Biblioteca Jorge Araújo
Nesta sessão prática, partilhamos alguns instrumentos e noções fundamentais para assegurar a eficácia de uma apresentação em público.
19/10 (terça-feira) | 09:00 – 13:00 | Biblioteca Jorge Araújo
Sessão final de apresentação dos pitchs dos vários projectos e seleção de até 5 projetos que avançam para a fase seguinte do programa.
Fátima São Simão é licenciada em Economia e tem mestrado em Gestão e Política Cultural pela City University of London. É diretora de desenvolvimento para as artes no UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto,, a directora executiva do futureplaces.org – medialab para a cidadania e coordenadora pública da Creative Commons Portugal. É investigadora do programa de Doutoramento em Arte e Design, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde estuda os efeitos do direito de autor na criação de valor económico e cultural.
Inês Secca Ruivo é professora associada no Departamento de Artes Visuais e Design da Universidade de Évora e investigadora do CHAIA. Licenciada em Design de Equipamento pela ESAD – Matosinhos (1995) e doutorada em Design pela Universidade de Aveiro (2009). Faz investigação na área da inovação aplicada ao Design biomimético, sustentabilidade e processos transdisciplinares. É membro de várias comissões científicas, editoriais e de painéis de avaliação (A3ES, FCT e DGArtes). Tem 12 anos de atividade na indústria e, em 2019, foi vencedora do Prémio BfK Ideas, promovido pela Agência Nacional de Inovação, na categoria de Novos Materiais e Tecnologias Avançadas de Produção.
Luís Matias é locutor e ator de voz, com trabalhos em publicidade (rádio, televisão) e filmes institucionais. É produtor da Rádio DianaFM, dedicando-se à conceção de programas e rubricas de rádio, como apresentador, redator e técnico. É ainda formador em comunicação, técnica de rádio, redação, informação e reportagem.
19/10 (terça-feira) | 09:00 – 12:30
No Dia do Pitch, um representante de cada projeto defendeu a ideia perante um júri. Foram três minutos para provar que a sua ideia tem pernas para andar. O júri escolheu os projetos mais inovadores e sustentáveis, com maior potencial criativo e impacto na região. Os 5 melhores projetos avançaram para a fase de desenvolvimento.
António Candeias é químico especializado em química de superfícies e ciências do património. Professor da Universidade de Évora, foi diretor do Laboratório HERCULES desde a sua criação. Atualmente é Vice-Reitor para a Investigação e Desenvolvimento e Diretor do Instituto de Investigação e Formação Avançada da Universidade de Évora, diretor da infraestrutura nacional ERIHS.pt, coordenador da Cátedra CityUMacau em “Sustainable Heritage” e coordenador geral do projeto Magallanes_ICC e do _ARTERIA_LAB.
Fátima São Simão é licenciada em Economia e tem mestrado em Gestão e Política Cultural pela City University of London. É diretora de desenvolvimento para as artes no UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto,, a directora executiva do futureplaces.org – medialab para a cidadania e coordenadora pública da Creative Commons Portugal. É investigadora do programa de Doutoramento em Arte e Design, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde estuda os efeitos do direito de autor na criação de valor económico e cultural.
Ana Paula Amendoeira é mestre em Recuperação do Património Arquitetónico e Paisagístico pela Universidade de Évora. Foi investigadora da Universidade de Coimbra e assistente convidada na Faculdade de Letras de Coimbra na área de Gestão do Património. Entre 2000 e 2008 foi Chefe de Divisão da Ação Cultural, Educação e Ação Social no Município de Reguengos de Monsaraz e atualmente é Diretora Regional de Cultura do Alentejo e vice-presidente do Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) em Portugal.
António Alvarenga é professor, consultor internacional e investigador especializado nas áreas de Prospectiva, Planeamento de Cenários, Inovação e Estratégia. É Fundador e CEO da consultora ALVA R&C e Professor Associado Convidado da Nova SBE (colabora em programas de Mestrado e Educação Executiva). Trabalhou em processos de formação com + 5000 executivos e gerentes C-Level, e em consultoria/mentoring com + 100 organizações.
Inês Secca Ruivo é professora associada no Departamento de Artes Visuais e Design da Universidade de Évora e investigadora do CHAIA. Licenciada em Design de Equipamento pela ESAD – Matosinhos e doutorada em Design pela Universidade de Aveiro. Faz investigação na área da inovação aplicada ao Design biomimético, sustentabilidade e processos transdisciplinares. Tem 12 anos de atividade na indústria e foi vencedora do Prémio BfK Ideas na categoria de Novos Materiais e Tecnologias Avançadas de Produção.
Miguel Reynolds é empreendedor desde 1987 e fundador de diversas empresas e ONGs. Estrategista de negócios experiente, negociador, corretor e mentor de negócios. Desde 1994, é consultor de gestão estratégica para diversas instituições em Portugal, Brasil e EUA. Escreveu livros e artigos sobre sistemas de gestão estratégica, empreendedorismo, intermediação de negócios e teletrabalho. É CEO fundador da empresa CORKBRICK.
LISTA DOS CANDIDAT&S SELECIONAD&S PARA A FASE DE DESENVOLVIMENTO
Projeto | Criativ& | Área criativa
Terra&Som | Liliana Carvalho | Arquitetura
Suber | David Pontes | Joalharia
Re Alen | Paulo Serrão | Moda
Q2 | Pedro Gordon | Design (substitui Re Alen, por desistência)
Re Ride | Élder Monteiro | Design
E-wave | Pedro Felizardo | Design
A leitura das respostas às perguntas frequentes não substitui a consulta ao regulamento.
Serão aceites candidaturas de ideias de produtos originais, ainda não desenvolvidos, submetidas por:
– pessoas individuais maiores de 18 anos;
– equipas que não estejam formalmente constituídas e cujos elementos tenham mais de 18 anos;
– entidades coletivas privadas com fins lucrativos com um máximo de 5 anos de existência e com sede fiscal no Alentejo, Algarve ou Andaluzia;
– entidades coletivas privadas sem fins lucrativos com sede fiscal no Alentejo, Algarve ou Andaluzia.
Os projetos submetidos devem enquadrar-se no âmbito das indústrias culturais e criativas, podendo corresponder ou relacionar-se diretamente às seguintes áreas:
O Programa de Apoio ao Empreendedorismo Criativo não apoia projetos de produção artística, pelo que os produtos a desenvolver no âmbito do programa deverão ser escaláveis, permitindo o desenvolvimento de um modelo de negócios.
A segunda edição do Programa de apoio ao empreendedorismo criativo decorre entre Setembro de 2021 e Outubro de 2022, em duas fases.
Semana imersiva de capacitação (em formato misto: presencial e online) com workshops na área da cultura, criatividade e negócios. Durante a semana, &s empreendedor&s serão acompanhad&s por mentor&s na preparação da apresentação da sua ideia de negócio (pitch). No final da semana, &s empreendedor&s terão de apresentar o pitch a um júri, que irá selecionar as ideias que passam à fase de desenvolvimento.
//
Destinatários: máximo de 20 projetos selecionados a partir da call online;
Datas: 11/10/2021 – 15/10/2021
Dia do Pitch: 19/10/2021
Duração: 1 semana/3h-7h por dia
Local: Universidade de Évora
Organização: Universidade de Évora
Temas dos Workshops: Cultura, Criatividade e Empresa na era Digital; Design Thinking; Estruturação de Modelo do Negócios e Pitch; Business Model Canvas; Comunicação em Público.
&s empreendedor&s serão acompanhad&s pela Universidade de Évora e pelos Núcleos Criativos Magallanes_ICC no desenvolvimento de protótipos e provas de conceito dos produtos e dos respetivos modelos de negócio. Os Núcleos Criativos são atribuídos a cada projeto em função da área criativa da ideia de negócio e da região geográfica d&s participantes. Para mais informações sobre os Núcleos Criativos Magallanes_ICC, clica aqui.
//
Destinatários: máximo de 5 projetos selecionados a partir dos pitchs na semana imersiva de capacitação;
Local: Núcleos Criativos Magallanes_ICC. A participação não implica permanência contínua dos participantes nos Núcleos Criativos.
Duração: 20/10/2021 a 30/10/2022 estruturado nas seguintes etapas:
A Universidade de Évora prestará os seguintes serviços durante um período de 12 meses:
– desenvolvimento do modelo de negócio
– relação com investidores
– criação de redes (clientes, fornecedores, parceiros de negócio)
– branding e marketing
– questões jurídicas e contabilísticas
Os Núcleos Criativos Magallanes poderão prestar os seguintes serviços durante o período máximo de 6 meses, de acordo com o plano a definir em conjunto com &s criativ&s:
Durante a Fase 3 do programa, os participantes poderão beneficiar de um apoio em serviços de até 8 000 Eur, que será inteiramente gerido pela Universidade de Évora e pelos Núcleos Criativos Magallanes_ICC, e que pode ser executado dentro das seguintes rubricas:
O acesso e execução deste apoio está condicionado à entrega do plano de atividades e orçamento referidos no ponto 9.3 do regulamento.
No âmbito deste programa, não são elegíveis:
Em nenhuma circunstância poderão ser feitos pagamentos diretos às equipas criativas, respetivos membros ou empresas dos quais sejam sócios.
&s participantes são inteiramente responsáveis pelas despesas de deslocação, alojamento e alimentação durante as ações do programa, exceto para realização de atividades essenciais ao desenvolvimento do seu projeto que decorram fora dos Núcleos Criativos atribuídos e respetivos concelhos.
No final da fase de desenvolvimento, &s participantes terão de apresentar protótipos e provas de conceitos dos produtos e o respetivo modelo de negócios.
Podes apresentar a tua ideia até ao dia 26 de setembro de 2021 através de formulário online.
Sim, mas apenas uma ideia será selecionada para as fases de capacitação e desenvolvimento.