10 Dez _UNTITLED_ Música eletrónica com smartphones
WORKSHOP ONLINE (de acordo com as regras de confinamento)
Datas: 23 e 30 de janeiro de 2021 (2 sessões)
Horário: 10h – 13h
Plataforma: Zoom
Formador: Giuliano Obici
Público-alvo: Estudantes e curiosos em arte digital, música, audiovisual, design e arte participativa e interativa. Não é preciso ter conhecimento prévio em programação.
Inscrições aqui, até dia 21 de janeiro.
Sobre o workshop
Transformar telemóvel em instrumento musical interativo. Durante o workshop os participantes serão convidados a explorar recursos embutidos no dispositivo portátil – pequenos alto-falantes, microfone, wifi, sensores, touchscreeen, etc – para fazer música eletrónica. O objetivo do curso é introduzir os participantes ao universo da música electro-acústica através da programação e criação de instrumentos musicias interativos que podem ser executados em qualquer lugar.
O workshop introduzirá noções básicas de computação musical tais como síntese sonora e sampleamento utilizando o software Pure Data. No final dos workshops, os participantes serão capazes de:
1) transformar telemóveis e tablets em controladores sem fio,
2) criar seu próprio instrumento musical para o telemóvel e compartilhá-lo com os amigos,
3) coordenar e sincronizar vários dispositivos através da rede, para mencionar algumas das possibilidades.
Durante o curso, os participantes serão estimulados a desenvolver projetos participativos. No final, todos serão convidados a participar de um concerto eletroacústico participativo, dinâmico, difuso, portátil e dissimulado utilizando seus próprios telemóveis. Aqui podem ver o resultado de um workshop anterior.
Requisitos
Cada participante deverá ter durante o workshop:
- computador portátil
- telemóvel (smartphone)
- fones de ouvido (opcional)
Sobre Giuliano Obici
Giuliano Obici (Maringá 1977) artista-pesquisador sonoro com formação em artes, comunicação e psicologia. Professor adjunto do Departamento Artes da Universidade Federal Fluminense (Rio de Janeiro). Tem apresentado e desenvolvido projetos em festivais, galerias, museus, residências artísticas e universidades pelo mundo, entre eles o festival de Arte Sonora Tsonami (Valparaíso), Imatronic (Karlsruhe), Dystopie e Relevante Musik (Berlim), Novas Frequências (Rio de Janeiro), Monteaudio (Montevideo), 319 Scholes (Nova York), Wien Modern (Viena), London University of the Arts, Next Generation (Karlshue), Norwegian Academy of Music, Univesität der Kunst e Technische Universität em Berlim, Gotland School of Composition (Visby), Ultima Academy (Oslo) entre outros. Escreveu o livro “Condição da Escuta: mídias e territórios sonoros” além de diversos capítulos e artigos. Recebeu prémios como Giga-Hertz-Preis do Centro de Arte e Média (ZKM – Karlsruhe) e Experimental Studio (Freiburg), Redbull Station e bolsas de pesquisa do DAAD, FAPESP e CAPES. Trabalhos recentes: Screen Utopia, Dissimulation, Concerto para Celulares, Simulacrum Piano, Intensidades Brutalistas, Para Colorir Frequências, Vozes Sintéticas, Vozes Simulacrum, Simulacrum Chamber Orquestra, Laptop Choral, Lan House Concert e Compro Auri.