Biblioteca e instrumentos virtuais com sons do Alentejo disponíveis para novas criações musicais. Criativo: Afonso Nascimento. Núcleo Criativo: Musibéria
VER PROJETODesign de objetos e acessórios de moda com desperdícios têxteis. Criativa: Ana Baleia. Núcleo Criativo: Ateneu do Catorze.
VER PROJETOColeção de malhas com produtos locais apoiada e personalizada pela comunidade. Criativa: Anna Daley. Núcleo Criativo: CACO
VER PROJETOEsculturas em pedra que também são jogos e desafios. Criativos: Rui Horta Pereira e Bernardo Bagulho. Núcleo Criativo: Pó de Vir a Ser
VER PROJETORevista de cultura, arte e património do sul ibérico. Criativos: João Bettencourt Bacelar e Susana Jacobetty. Núcleo Criativo: _ARTERIA_LAB
VER PROJETOAgência e produtora de projetos musicais com linguagens contemporâneas e experimemtais. Criativo: João Veiga. Núcleo Criativo: Ateneu do Catorze
VER PROJETOPlataforma que liga autores que desejam publicar a sua primeira obra com leitores e editores. Criativa: Madalena Galamba. Núcleo Criativo: Córtex Frontal.
VER PROJETOPerfomances estético-degustativas que combinam gastronomia, artes plásticas e performances interativas. Criativa: Maria João Ribeiro. Núcleo Criativo: Oficinas do Convento
VER PROJETOEletrodomésticos, máquinas e equipamentos eletrónicos ganham uma nova vida na reforma. Criativa: Marta León. Núcleo Criativo: Oficinas do Convento
VER PROJETOProjeto de teatro que se divide em diferentes vertentes de criação: uma oficina de dramaturgia e uma oficina de cenografia. Criativa: Sónia Barradas. Núcleo Criativo: CACO
VER PROJETOLISTA DOS CANDIDATOS SELECIONADOS PARA A FASE DE CAPACITAÇÃO
Candidato | Nome do projeto | Área Criativa |
Afonso Nascimento | Alentejo Musical | Património, Música, Artes performativas |
Ana Baleia | Tex Rex | Artes visuais, Design |
André Viegas | Construção de gaitas de fole low cost | Património, Design, Música |
Anna Daley | Lomia csc | Artes visuais, Design |
António Machado | Botar Figura | Património, Artes performativas, Publicidade |
Bernardo Bagulho | Toque de pedra | Artes visuais, Património, Jogos/ softwares educativos |
Carlos Figueiredo | Anima a Flainar | Artes visuais, Design, Filme e vídeo |
David Pontes | Porta Pedra | Artes visuais, Património, Design |
Davide Alves | Eklat Creative | Artes visuais, Design, Publicidade |
Joana Trindade | Plataforma Circularidade na Construção | Património, Design, Arquitetura |
João Bacelar | A Magazine | Artes visuais, Património, Design |
João Veiga | Bazarulho | Património, Música, Artes performativas |
Liliana Carvalho | Aural | Arquitetura, Música, Artes performativas |
Madalena Galamba | Primeira obra | Literatura, livros e imprensa |
Maria João Ribeiro | O banquete | Artes visuais, Património, Artes performativas |
Maria Zozaya | Mapa interativo da tua cidade | Património, Design, Literatura, livros e imprensa |
Marta Veríssimo | Máquinas absurdas | Artes visuais, Design, Artes performativas |
Pedro Coelho | Eborae Record Studios | Música, Filme e vídeo, TV e rádio |
Sónia Barradas | Oficina de Rapsódias | Artes performativas |
Souad Ghaffari | Unexplored Opportunities for local olive and marble industrial waste | Design |
O Magallanes_ICC é um projeto co-financiado pelo programa Interreg Portugal-Espanha, com parceiros no Alentejo, Algarve e Andaluzia. O objetivo deste programa é apoiar os empreendedores culturais e criativos no desenvolvimento das suas ideias de negócio.
O Programa de Apoio ao Empreendedorismo Criativo é promovido e organizado pela Universidade de Évora, em parceria com a Direção Regional de Cultura do Alentejo, no âmbito do projeto Magallanes_ICC. Tem como objetivo captar ideias no setor cultural e criativo, com vista ao desenvolvimento de protótipos e provas de conceito que permitam aos empreendedores selecionados testar as suas propostas de produto ou serviço, contribuindo para o desenvolvimento dos respetivos planos de negócios. Na edição de 2021 apoiamos 10 projetos. Consulta o regulamento aqui.
LISTA DOS CANDIDAT&S SELECIONAD&S PARA A FASE DE CAPACITAÇÃO
Candidat& | Nome do projeto | Área Criativa |
Afonso Nascimento | Alentejo Musical | Património, Música, Artes performativas |
Ana Baleia | Tex Rex | Artes visuais, Design |
André Viegas | Construção de gaitas de fole low cost | Património, Design, Música |
Anna Daley | Lomia csc | Artes visuais, Design |
António Machado | Botar Figura | Património, Artes performativas, Publicidade |
Bernardo Bagulho | Toque de pedra | Artes visuais, Património, Jogos/ softwares educativos |
Carlos Figueiredo | Anima a Flainar | Artes visuais, Design, Filme e vídeo |
David Pontes | Porta Pedra | Artes visuais, Património, Design |
Davide Alves | Eklat Creative | Artes visuais, Design, Publicidade |
Joana Trindade | Plataforma Circularidade na Construção | Património, Design, Arquitetura |
João Bacelar | A Magazine | Artes visuais, Património, Design |
João Veiga | Bazarulho | Património, Música, Artes performativas |
Liliana Carvalho | Aural | Arquitetura, Música, Artes performativas |
Madalena Galamba | Primeira obra | Literatura, livros e imprensa |
Maria João Ribeiro | O banquete | Artes visuais, Património, Artes performativas |
Maria Zozaya | Mapa interativo da tua cidade | Património, Design, Literatura, livros e imprensa |
Marta Veríssimo | Máquinas absurdas | Artes visuais, Design, Artes performativas |
Pedro Coelho | Eborae Record Studios | Música, Filme e vídeo, TV e rádio |
Sónia Barradas | Oficina de Rapsódias | Artes performativas |
Souad Ghaffari | Unexplored Opportunities for local olive and marble industrial waste | Design |
As sessões de trabalho decorrem online através da plataforma Zoom.
A sessão de Apresentação do Pitch Final (2 de março) é presencial e decorre na Universidade de Évora, exceto se a situação pandémica não o permitir. Nesse caso, decorrerá em formato online.
Durante esta fase, para além das sessões de trabalho, os candidatos poderão solicitar duas sessões de mentoria individual, para apoiar o desenvolvimento de cada projeto.
12/02 (sexta-feira) | 11:00 – 12:30
Apresentação dos projetos selecionados, organização, programa, objetivos, metodologias, formadores e mentores.
Formador: Fátima São Simão
17/02 (quarta-feira) | 11:00 – 13:00
Sessão teórica sobre conceitos e questões essenciais de economia da cultura, nomeadamente, a emergência das indústrias criativas decorrente da emergência das tecnologias digitais e algumas das principais transformações e desafios colocados ao sector cultural.
Apresentação dos Núcleos Criativos.
Formador: Fátima São Simão
18/02 (quinta-feira) | 11:00 – 13:00
Sessão teórico-prática sobre conceitos e desenvolvimento de modelos de negócio, com apresentação e aplicação de ferramentas abertas. Nesta sessão, serão ainda apresentadas e discutidas diferentes estruturas e técnicas de apresentação de projetos criativos em público, bem como algumas ferramentas com vista à construção do pitch deck de cada projeto.
Apresentação dos Núcleos Criativos.
Formador: Artur Carvalho
19/02 (sexta-feira) | 11:00 – 13:00
Um dos principais desafios dos profissionais das artes e da criatividade é a tradução do valor simbólico das suas criações em valor material. Nesta sessão, vamos apresentar algumas técnicas e ferramentas práticas para ajudar à definição de preços, recorrendo a diferentes exemplos do setor cultural e criativo.
Apresentação dos Núcleos Criativos.
Formador: Daniel Pinheiro
22/02 (segunda-feira) | 11:00 – 13:00
Nesta sessão, convidamos um ator especialista em performance online, a partilhar alguns instrumentos e noções fundamentais para ajudar a assegurar a eficácia de uma apresentação (online e offline) em público.
Apresentação dos Núcleos Criativos.
Formador: Fátima São Simão
23/02 (terça-feira) | 11:00 – 13:00
Nesta sessão, fechamos o “círculo”, regressando ao tema das características da estrutura e dinâmicas do setor cultural e criativo e discutindo o papel da propriedade intelectual (sobretudo, do direito de autor) nesse contexto. Iremos ainda apresentar alguns conceitos básicos da propriedade intelectual e várias estratégias de diferenciação alternativas, recorrendo a exemplos concretos do setor cultural e criativo.
Apresentação dos Núcleos Criativos.
02/03 (terça-feira) | 14:30 – 16:00
Sessão final de apresentação dos pitchs dos vários projectos e seleção de até 10 projetos que avançam à fase seguinte do programa.
Fátima São Simão é licenciada em Economia e tem mestrado em Gestão e Política Cultural pela City University of London. É diretora de desenvolvimento para as artes no UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto,, a directora executiva do futureplaces.org – medialab para a cidadania e coordenadora pública da Creative Commons Portugal. É investigadora do programa de Doutoramento em Arte e Design, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde estuda os efeitos do direito de autor na criação de valor económico e cultural.
02/03 (terça-feira) | 14:30 – 16:00
No Dia do Pitch, um representante de cada projeto vai defendê-lo perante um júri exigente. São três minutos para provar que a sua ideia tem pernas para andar. O júri vai escolher os projetos mais inovadores e sustentáveis, com maior potencial criativo e impacto na região. Os dez melhores projetos avançam para a fase de desenvolvimento.
Assiste ao Dia do Pitch para conhecer os vinte projetos que participaram no Programa Imersivo de Capacitação Magallanes_ICC.
António Candeias é químico especializado em química de superfícies e ciências do património. Professor da Universidade de Évora, foi diretor do Laboratório HERCULES desde a sua criação. Atualmente é Vice-Reitor para a Investigação e Desenvolvimento e Diretor do Instituto de Investigação e Formação Avançada da Universidade de Évora, diretor da infraestrutura nacional ERIHS.pt, coordenador da Cátedra CityUMacau em “Sustainable Heritage” e coordenador geral do projeto Magallanes_ICC e do _ARTERIA_LAB.
Filipa Fróis de Almeida é arquiteta e fotógrafa. Como fotógrafa, expôs o seu trabalho no Porto, Barcelona e Berlim. Como arquiteta, colaborou com o estúdio de arquitetura alemão J. MAYER H e, em 2012, em conjunto com Hugo Reis, fundou a FAHR 021.3, um estúdio criativo e experimental que redefine os espaços através de uma combinação entre a arte e a arquitetura. Alguns dos seus trabalhos de intervenção urbana têm sido premiados nacional e internacionalmente, como é o caso de Metamorfose (Porto) e Nappe (Taipei). Criou também o HODOS, um coletivo de intervenção na paisagem através da arte e da arquitetura.
Ana Paula Amendoeira é mestre em Recuperação do Património Arquitetónico e Paisagístico pela Universidade de Évora. Foi investigadora da Universidade de Coimbra e assistente convidada na Faculdade de Letras de Coimbra na área de Gestão do Património. Entre 2000 e 2008 foi Chefe de Divisão da Ação Cultural, Educação e Ação Social no Município de Reguengos de Monsaraz e atualmente é Diretora Regional de Cultura do Alentejo e vice-presidente do Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) em Portugal.
Rita Nabeiro iniciou a sua carreira na indústria criativa como designer de comunicação, tendo passado por Itália e Barcelona. De regresso a Portugal ingressa numa agência de design e publicidade, período após o qual decide abraçar o negócio familiar, começando pela área de marketing da Delta Cafés. Atualmente é diretora-geral da Adega Mayor e acumula os pelouros da comunicação interna e a direção da revista corporativa DDD do Grupo Nabeiro. Através do vinho faz blends com as suas áreas de eleição, fotografia e viagens. Gosta de desafios e que quer mudar o mundo (para melhor), através das pessoas.
Rui Horta é bailarino e coreógrafo. Foi diretor do Soap Dance Theatre Frankfurt e criou um vasto repertório para companhias de renome internacional. É considerado uma referência da dança europeia, tendo recebido diversos prémios e distinções. Nas artes performativas o seu trabalho de encenador estende-se ao teatro, à ópera e à música experimental, sendo igualmente desenhador de luzes e investigador multimédia. É fundador e diretor do Espaço do Tempo, um centro multidisciplinar de experimentação artística em Montemor-o-Novo.
João Vasconcelos, é economista de formação mas tem trabalhado sobretudo em marketing e comunicação. Começou a sua carreira como Product Developer na Sonae – Optimus Telecom e, seis anos depois, mudou-se para a reconhecida agência de publicidade BBDO, onde se especializou em desenvolvimento de marca e estratégias de marketing em diversos setores. Ganhou o prémio Creative Industries Serralves/Unicer Entrepreneurship Award com o projeto OSTV (Open Source Television). É o fundador do Canal180, um canal de televisão premiado em Cannes, com foco na cultura, criatividade e nos criadores.
LISTA DOS CANDIDATOS SELECIONADOS PARA A FASE DE DESENVOLVIMENTO
Nome do projeto | Criativos
Alentejo Musical | Afonso Nascimento e Luís Luz
Tex Rex | Ana Baleia
Lomia csc | Anna Daley
2litho (Toque de pedra) | Bernardo Bagulho e Rui Horta Pereira
A Magazine | João Bacelar e Susana Jacobetty
Bazarulho | João Veiga
Primeira obra | Madalena Galamba
O banquete | Maria João Ribeiro
Máquinas absurdas | Marta Veríssimo
Oficina de Rapsódias | Sónia Barradas e Margarida Pedro
A leitura das respostas às perguntas frequentes não substitui a consulta ao regulamento.
Podem candidatar-se ao Programa de Apoio ao Empreendedorismo Criativo:
– empreendedores com mais de 18 anos, a título individual
– equipas de empreendedores que não estejam formalmente constituídas, desde que os seus elementos tenham mais de 18 anos
– empresas ou associações com um máximo de 5 anos de existência e sede fiscal nas NUTS II Portuguesas do Alto Alentejo, Alentejo Central, Alentejo Litoral, Baixo Alentejo e Algarve e na NUTS II Espanhola da Andaluzia (nota: todas as atividades do programa decorrerão na região do Alentejo).
Todos os candidatos devem apresentar uma ideia original com potencial de negócio no setor cultural e criativo.
O programa está aberto a ideias de praticamente todos os setores culturais e criativos, nomeadamente:
Podem ainda concorrer projetos transdisciplinares que envolvam, pelo menos, uma destas áreas criativas.
A primeira edição do Programa de apoio ao empreendedorismo criativo decorre entre fevereiro e novembro de 2021, em duas fases.
Semana imersiva de capacitação com workshops na área de negócios no setor cultural e criativo. Durante a semana, os empreendedores serão acompanhados por mentores na preparação da apresentação da sua ideia de negócio (pitch). No final da semana, os empreendedores terão de apresentar o pitch a um júri, que irá selecionar as ideias que passam à fase de desenvolvimento.
Destinatários: máximo de 20 projetos selecionados a partir da call online.
Datas: fevereiro de 2021
Duração: 1 semana/ 8 h por dia
Local: Universidade de Évora, Évora
Organização: UPTEC/UP, Universidade de Évora
Temas dos workshops: Cultura, Criatividade e Empresa na Era Digital | Estruturação do Modelo de Negócio e Pitch | Mercado de Trabalho e Propriedade Intelectual: Estratégias para os Novos Agentes Culturais | Comunicação em Público (Corpo e Voz) | Definição de Preço de Produtos e Serviços
Os empreendedores serão acompanhados pela Universidade de Évora e pelos Núcleos Criativos Magallanes_ICC no desenvolvimento de protótipos e provas de conceito dos produtos/serviços e dos respetivos modelos de negócio. Os Núcleos Criativos são atribuídos a cada projeto em função da área criativa da ideia de negócio e da região geográfica dos participantes. Para mais informações sobre os Núcleos Criativos Magallanes_ICC, clica aqui (link para resumo dos Núcleos Criativos – a definir).
Destinatários: máximo de 10 projetos selecionados a partir dos pitchs na semana imersiva de capacitação.
Duração: entre março e novembro de 2021
Local: Núcleos Criativos Magallanes_ICC. A participação não implica permanência contínua dos participantes nos Núcleos Criativos.
Durante a fase de desenvolvimento, a Universidade de Évora prestará o seguinte apoio:
Os Núcleos Criativos poderão prestar os seguintes serviços, de acordo com um plano a definir em conjunto com os empreendedores:
A UPTEC prestará os seguintes serviços durante o período máximo de 6 meses:
As deslocações e alojamento são da responsabilidade dos participantes durante todo o programa.
No final da fase de desenvolvimento, os participantes terão de apresentar protótipos e provas de conceitos dos produtos ou serviços e o respetivo modelo de negócios.
Podes apresentar a tua ideia até ao dia 8 de janeiro de 2021 através de formulário online.
Sim, mas apenas uma ideia será selecionada para as fases de capacitação e desenvolvimento.