JOALHARIA DIGITAL - _ARTERIA_LAB
19885
portfolio_page-template-default,single,single-portfolio_page,postid-19885,tribe-no-js,ajax_fade,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-16.8,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.4,vc_responsive

JOALHARIA DIGITAL

About This Project

O _ARTERIA_LAB, em colaboração com o Córtex Frontal, convidaram a designer e artista plástica Auréline Caltagirone para realizar uma mini-residência de três dias no nosso laboratório com o objetivo de explorar as técnicas de digitalização e modelação 3D e as ferramentas de fabricação digital na produção de joalharia. Fizemos experiências com os scanners 3D, a máquina de corte a jato de água e areia, a impressão 3D de estereolitografia e a CNC de precisão. Acompanhem os resultados aqui.

Desta residência resultou um workshop de joalharia digital aberto à comunidade, nos dias 17 e 18 de junho. Consulta o programa do workshop aqui.

Durante o workshop, os participantes usaram scanners 3D para digitalizar objetos, que manipularam digitalmente com softwares de modelação. Depois,  imprimiram os resultados numa impressora 3D de resina e combinaram-nos com técnicas tradicionais de joalharia para criar jóias personalizadas. Partilhamos aqui o processo e os resultados.

Esta iniciativa foi organizada pelo _ARTERIA_LAB, em colaboração com o Córtex Frontal, no âmbito do projeto Magallanes_ICC, co-financiado pelo programa INTERREG Portugal – Espanha, em colaboração com a Escola de Artes da Universidade de Évora.

Categoria
Arte, Ciência, Design
Tags
design, fabricação digital, joalharia